segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Voo 3493 ALMOÇO DE ANO NOVO DA TERTÚLIA ESPECIALISTAS DA BA12














No passado Sábado, 14 de Janeiro de 2017, decorreu na Base Aérea nº5, Monte Real, o Almoço de Ano Novo da Tertúlia dos Especialistas da BA-12.
Pela fresquinha, começámos a chegar dos mais diversos pontos do País para mais uma fraterna reunião deste grupo de amigos e companheiros que um dia serviram na Força Aérea Portuguesa e particularmente na Base Aérea nº12, Bissalanca, Guiné.

Fotografia: João Carlos Silva
Acompanhados pelo Oficial de Dia à Base, Capitão Cardoso, e depois de umas primeiras fotografias junto ao monumento com o F-16, partimos em viaturas disponibilizadas pela Base para o edifício do comando onde o Major Machado nos recebeu e procedeu ao "briefing" do historial da unidade e das principais ações levadas a cabo pela mesma.

Fotografia: João Carlos Silva


Fotografia: Manuel Pais

O nosso Comandante Víctor Barata proferiu umas palavras de agradecimento pela disponibilidade de nos receberem neste dia e procedeu à oferta de uma singela, mas significativa, recordação da Tertúlia dos especialistas da BA12. 
O Major Machado referiu também o apreço pelos Veteranos e o reconhecimento por manterem a ligação à Força Aérea Portuguesa. 


Fotografia: Manuel Pais

Findo o "briefing", oportunidade para mais uns registos fotográficos junto ao Relógio de Sol, no espaço em frente à Torre de Controle.

Fotografia: Ângelo Foro

Fotografia: João Carlos Silva

Fotografia: Ângelo Foro

Fotografia: Ângelo Foro

De seguida, uma visita ao Hangar da manutenção onde foi possível apreciar uns sempre espectaculares F-16, com direito a uma ida ao "cockpit" para mais de perto "sentir" a máquina. Seria um Falcão ou um Jaguar?

Fotografia: João Carlos Silva

Fotografia: Ângelo Foro

Durante a manhã foi possível ainda visitar a Exposição Museológica da Base Aérea nº5, sita em parte do espaço que em tempos foi o Clube de Especialistas "Os Pinguins".

Fotografia: Ângelo Foro

Daqui dirigiu-se animadamente o grupo para a messe onde decorreu o almoço. Altura para colocar a conversa em dia e relembrar tempos idos ao serviço da nossa Força Aérea Portuguesa.


Fotografia: Ângelo Foro

No final do almoço, o nosso Comandante Víctor Barata dirigiu umas palavras à Tertúlia, tendo sido distribuído um prato alusivo ao evento com gravação para memória futura. Infelizmente, esta recordação não chegou para todos os presentes, mas, já lá vamos.


Fotografia: Manuel Pais

Fotografia: Nuno Almeida

Procedeu-se então ao corte do bolo comemorativo deste encontro pelo Especialista mais antigo presente, de 1958, e pela Senhora que em mais ocasiões tem acompanhado a nossa Tertúlia. 

Fotografia: Ângelo Foro



Fotografia: Manuel Pais

Seguiu-se o café no bar dos Sistemas de Apoio e Socorros e, daqui, seguimos nos autocarros da Base para a Esquadra 201 Falcões. 
Fomos recebidos pelo Capitão Maurício "SNOOP" Rodrigues que estava de serviço de alerta e que nos guiou na Esquadra e nos explicou um pouco do seu dia a dia, particularmente o equipamento utilizado por um piloto de F-16. 

Fotografia: Ângelo Foro

Aproveitou-se para comprar algumas recordações desta Esquadra 201.
No final, o nosso Comandante Víctor Barata agradeceu uma vez mais a recepção que nos proporcionaram e leu uma mensagem especial do nosso companheiro tertuliano e veterano, o Capitão Fernando Moutinho, que desta vez não conseguiu comparecer, materializada com um quadro com essa mesma mensagem. Este momento foi de particular emoção, até para o jovem Capitão Rodrigues ao ser o fiel depositário neste dia da mensagem de um Falcão precursor. 

Fotografia: João Carlos Silva

Foi ainda entregue um peça em forma de pergaminho, ficando ambas para o espólio da Esquadra 201 como agradecimento e marco da nossa passagem neste dia. 

Fotografia: João Carlos Silva

O Capitão Rodrigues, emocionado, agradeceu e referiu que estas lembranças ficarão expostas na Esquadra 201 Falcões.

Fotografia: Ângelo Foro


Fotografia: Manuel Pais

Bom, e já era tempo de levantar voo da unidade. 
Como sempre, a Força Aérea Portuguesa recebeu-nos de forma exemplar, através do seu pessoal de serviço neste fim de semana. É uma honra e um privilégio para nós Veteranos que mantemos bem viva a forte ligação a esta nossa escola para a vida.

Fotografia: Manuel Pais

Fotografia: Manuel Pais

Um muito obrigado a todos por este dia bem passado,

Saudações Especiais,


P.S. Deixamos aqui uma mensagem e ao mesmo tempo um pedido importante para futuros eventos, por favor informem-nos sejam os que por motivos imprevistos não podem comparecer (e alguns fizeram-no atempadamente) sejam os que apenas sabem poder comparecer à última hora, evitando assim constrangimentos de segurança no acesso à unidade e permitindo que as lembranças deste dia e que têm custos possam ser distribuídas a todos.

1 comentário:

  1. Li a reportagem que se fez publicar no Blogue dos Especialistas da BA-12, tudo o que li para mim faz sentido, e foi com muita pena que não consegui estar presente... adorei ver o quadro com mensagem, que o Sr. Cap. Fernando Moutinho, fez chegar aos actuais "FALCÕES" uma mensagem que nos faz transportar para as origens, e que nos transporta num rápido voo até ao presente, o tempo passa muito de presa, mesmo para o pessoal dos jactos, que está habituado à velocidade. Os meus Parabéns pela grande união, que quem passou pela FAP sente e vive. Obrigado. Grande Abraço. Paulo Moreno

    ResponderEliminar