domingo, 10 de dezembro de 2017

Voo 3468 LEMBRAR-ME O 8 DE DEZEMBRO DE 1962 NA GUINÉ.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria                           

A data de hoje lembra-me todos os anos o dia 8 de Dezembro de 1962 na Guiné.
De manhã começaram os ataques e consequentemente a descolagem de aviões F86-F para cobertura das tropas em terra e, respectivos bombardeamentos  ao inimigo.
Após a descolagem dos dois primeiros aviões, entrámos em de imediato em alertas de 3 minutos. Como sabemos, este alerta obriga os pilotos estarem sentados e, amarrados dentro do avião, expostos ao sol tórrido e, os mecânicos de avião,da linha da frente, a estarem sempre com os Put Put a trabalhar porque dentro de 3 minutos os aviões tinham de descolar, após a chamada de alerta.
Foram 5 dias assim e, só por volta das 21H00, entrávamos em alertas de 15 minutos, o que já permitia um pequeno descanso, por  muito curto que fosse.
A certa altura começaram –nos a chegar os militares mortos e gravemente feridos, vindos das frentes de combate.
Tenho na minha mente e, parece que ainda ouço, um soldado do exército, que ajudei a retirar do avião que o resgatou. Este trazia as vísceras de fora, que ajudei a segurar. A certo momento, ele agarrou-me o pulso direito com muita força e, fitando-me nos olhos implorava-me que por amor de Deus não o deixasse morrer, porque queria ver a mãe.
Lamentavelmente nada podia fazer e…faleceu no dia seguinte.
Lembro igualmente entre tantos outros, um Tenente dos Fuzileiros, que tinha levado uma rajada nas pernas e uma delas estava apenas segura por tendões e a outra quase decepada.
Eram momentos que mexiam connosco, para mais era  nessa altura, o dia da mãe, aquela que tínhamos deixado longe e, não nos podia acariciar.  
A certo momento com o somar de tantas coisas, apetecia-me  chorar e assim fiz. Meti-me dentro do meu avião F86-F e, aí chorei, até estar totalmente aliviado. Sim, porque os militares também choram, a mais em tempo de guerra!

Votos de Feliz Natal a todos e seus familiares
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Sem comentários:

Enviar um comentário