sábado, 3 de março de 2018

Voo 3495 A ESCOLA DA FOrÇA AÉREA.



A primeira vez que uma militar portuguesa assume o cargo de Adida de Defesa numa missão diplomática portuguesa é em Berlim!

A Coronel Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar foi indigitada a 17 de setembro de 2017 para assumir o cargo de Adida de Defesa em Berlim, que acumula com acreditações em Varsóvia, Estocolmo e Oslo. Esta é a primeira vez que uma militar portuguesa assume aquela função.

Enquanto Adida de Defesa Militar, representa na Alemanha as Forças Armadas Portuguesas através do seu Estado-Maior-General. Como principais funções apoia e aconselha, no âmbito da Defesa, o Chefe da Missão Diplomática, Embaixador João Mira Gomes. Compete-lhe ainda manter contactos com as instituições militares da Alemanha visando a troca de informações e a cooperação militar com Portugal.

O seu percurso na carreira militar teve início com a entrada para a Academia da Força Aérea 1991 e, uma vez licenciada em Ciências Militares Aeronáuticas - Engenharia Aeronáutica (Força Aérea), foi promovida a Alferes em 1996.

Em 2007 frequentou o Estado-Maior Conjunto, em 2009 tornou-se mestre em Estudos da Paz e da Guerra - Novas Relações Internacionais e desde 2012 é doutoranda em Gestão na Universidade Técnica de Lisboa - ISEG onde é investigadora na área do erro humano e erro organizacional. Ao longo dos anos, frequentou diversos cursos naNATO SCHOOL, um programa de executivos da Universidade Católica e duas pós-graduações.
Entre os trabalhos publicados destaca-se a coautoria no livro “A Transformação do Poder Aeroespacial: Tendências internacionais e as operações expedicionárias da Força” da Fronteira do Caos”, em 2013.

Iniciou a sua carreira a desempenhar funções no Gabinete da Qualidade da Base Aérea de Monte Real (1998-2001), participou como planner na modificação das aeronaves F-16 (2001-2004), esteve colocada na representação da Força Aérea na OGMA, SA (2004-2006), foi gestora de frota do EH101 (2006-2008) e adjunta para a logística na Divisão de Recursos da Força Aérea (2008-2010). Em 2010 foi colocada no então Instituto de Estudos Superiores Militares onde desempenhou funções de docente até 2015. Nessa data assumiu funções de chefe da 4ª repartição da DMSA onde ficou responsável pela manutenção das aeronaves de instrução da Força Aérea até 16 de setembro de 2017. Em paralelo, e desde 2012, acumula com a função de docente na Academia da Força Aérea.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações de que se destacam: a Ordem Militar de Avis – Grau Dama, uma medalha de Serviços Distintos, duas Medalhas de Mérito Militar e a Medalha de Comportamento Exemplar.

Origem do Voo:

Defesa Nacional
Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário